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Como reter clientes em tempos de crise, Veja abaixo algumas dicas e se inspire.

Grande parte das empresas está sentindo os efeitos negativos da crise, com baixas em vendas e queda nas negociações. Mesmo nesta época, entretanto, existem ações que ajudam a atrair mais e reter nossos clientes.

Ações importantes em qualquer momento tornam-­se ainda mais indispensáveis agora que empresas sofrem com baixas em vendas e queda nas negociações. Elas são super importantes em qualquer momento, mas principalmente agora. Se inspire com essas dicas que pesquisamos para você.

 

  • 1 Cuide da reputação da sua empresa no offline e online

Os consumidores são totalmente influenciados pelas referências. Se alguém falou bem da sua marca pode ter certeza que o ouvinte irá acatar a sugestão. E o contrário também é regra! Cuidado. Por isso, mantenha a reputação da sua marca em alta. Com frequência verifique se existe alguma reclamação a respeito da sua empresa no Reclame Aqui ou nas mídias sociais.

 

  • 2 Surpreenda seu cliente

Existe algo chamado modelo de Kano que diz que entregar mais do que o cliente espera gera uma satisfação infinitamente maior do que se você tivesse entregue apenas o prometido.

  • Para efetivamente causar esse efeito em seus clientes, o que é viável fazer?
  • Entregar o produto comprado antes da hora?
  • Entregar um brinde junto?
  • Algo que ele poderá usar junto com o que ele comprou?
  • Um vale desconto para uma próxima compra?

Lembre-se: por mais que isso gere um custo, se o seu cliente voltar a comprar com você, esse custo acaba virando ‘investimento de captação/marketing’ – ou seja, é possível fazer as contas para decidir que ação tomar.

  • Investir em aumentar o LTV pode trazer excelentes resultados.

 

  • 3 Compreenda seu público

Procurar compreender seu público-alvo é a primeira maneira de conhecer as necessidades dele e atuar para supri las.

Alguns exemplos neste caso podem ser:

  • Redução de gastos desnecessários;
  • Criação de nova linha de produtos ou serviços alternativos com preço mais acessíveis;

Oferecer complementos pelo menor preço.

Exemplo:

  • Entrega grátis,
  • Instalação por conta da empresa, entre outros.

 

  • Socialize­se

A internet tem sido um dos principais canais de comunicação e negociação entre clientes e empresas. Deste modo, se sua empresa ainda não faz parte deste mundo digital, você está perdendo uma grande fatia de mercado. Por outro lado, para as empresas que já estão na internet, recomenda-se também manterem o foco nas estratégias de Marketing digital por terem ótimo custo benefício.

 

  • 5 Faça parcerias

  • Fornecedores:

Este tipo de parceria traz a possibilidade de oferecer ao consumidor produtos e serviços com melhores preços.

A parceria entre empresas cria um vínculo de autoajuda entre os envolvidos de modo que todos recebem e ajudam aos demais.

 

  • 6 Pós­venda e Feedbacks

O pós-venda é um dos fatores mais relevantes para a fidelização de clientes, além de ser um ótimo diferencial para empresas em quaisquer setores. Além disso, um cliente satisfeito tende a dar feedbacks positivos para as empresas de modo que outros supostos clientes possam conferir suas opiniões e virem a negociar com você ou com sua a empresa.

 

  • 7 Se tiver um problema, resolva rápido

Eventualmente, problemas acontecem. Sabemos que no mundo real nem tudo está sob nosso controle. O que fará com que você conquiste seu cliente é a agilidade em resolver estas questões.

De um problema podemos tirar uma lição e, quem sabe, até fidelizar um cliente.

Claro que conquistar novos clientes sempre será importante, afinal, é assim que a empresa cresce. Quer ser encontrado no mundo offline e online de forma inteligente,

 

  • 8 Melhore a gestão

Há um ditado que diz que não se pode obter uma gestão do que não se pode mensurar. Esta afirmação reflete no fato de que muitas empresas estão perdidas em seus mercados, e em tempos de crise suas bases não estão sólidas o suficiente para superarem os desafios.

 

  • 9 Facilite que seu cliente entre em contato com você

Como consumidor, é sempre muito ruim quando acontece algum problema e você não consegue ser atendido, certo? Então não faça seu cliente passar por isso.

Você não precisa fornecer infinitas formas de contato, mas é sempre ideal deixar claro quais as opções e facilitar que o seu cliente saiba quais são –no caso de um site, deixar botões e caixas BEM visíveis.

Uma ferramenta bem bacana para que clientes entrem em contato com você através de seu site/loja virtual é o help desk. Além de substituir o email/formulário de contato, sistemas help desk te ajudam muito a organizar as solicitações existentes em um só lugar.

 

 

 

E aí, gostou dessas dicas? Compartilhe a sua opinião e experiências com a gente deixando seu comentário abaixo, ou compartilhando em suas redes socias!


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